terça-feira, 31 de março de 2015

Semana Santa e Tríduo Pascal 2015

Com o DOMINGO DE RAMOS iniciamos a SEMANA SANTA (ou Semana Maior). É a mais importante de todas as semanas vividas pela Igreja, pois nela revivemos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Ao se aproximar a Páscoa, a Igreja celebra o TRÍDUO PASCAL que como o nome já indica, são os três últimos dias da Semana Santa que nos prepara para o grande evento da história: a vitória de Jesus sobre a morte, a sua Ressurreição. Este ano a Semana Santa vai do dia 29/03/2015 à 04/04/2015. Vamos entender de forma breve os três dias particularmente em nossa arquidiocese e paróquia:

Na QUINTA-FEIRA SANTA: Pela manhã é realizada a Missa dos Santos Óleos, onde são consagrados os óleos que serão usados nos rituais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Aqui na Arquidiocese de Salvador esta celebração é realizada na Catedral Basílica com a presença de padres de todas as paróquias e cada um recebe uma porção de cada um desses óleos. Já na missa da noite celebramos ao mesmo tempo: a Missa do LAVA-PÉS, a INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA e a INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO. Como orienta a liturgia do dia, no final da celebração há o momento de ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO. Não há o abraço de paz (pois revivemos o Cristo que se entregou por nós) e por isso todos se retiram em silêncio.

Na SEXTA-FEIRA SANTA: Pela manhã em nossa paróquia será realizada a Via-Sacra, a qual refazemos os passos de Jesus rumo ao Calvário. Este ano sairemos às 06hs da Igreja (Comunidade) São Francisco até a Igreja (Comunidade) Nossa Senhora de Fátima. À noite nos reencontraremos na Matriz para a celebração da Paixão de Cristo com o momento da “ADORAÇÃO DA CRUZ” em que todos fazem o gesto de beijar os pés da cruz como sinal amor e adoração Áquele que foi crucificado por nós.  A Sexta-feira da Paixão é o único dia em que não há Missa, mas todos recebem a comunhão cujas hóstias foram consagradas no dia anterior.


No SÁBADO SANTO (ou Sábado de Aleluia): Pela manhã até o fim da tarde ainda é momento de profundo silêncio, pois ainda revivemos o Cristo que está na morada dos mortos. Ao cair da tarde já podemos sutilmente senti-lo ressuscitando dentro de cada um de nós. A noite é realizada a VIGÍLIA PASCAL que constituída de muitos gestos e símbolos litúrgicos tais como: o FOGO NOVO, o CÍRIO PASCAL, as LEITURAS BÍBLICAS, a BENÇÃO DA ÁGUA, o BATISMO DE ADULTOS e a CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA. Em nossa Paróquia a celebração ocorrerá às 20hs na Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário