terça-feira, 22 de novembro de 2011

Parabéns à todos os músicos da paróquia

Vida de Santa Cecilia.
Santa Cecília é padroeira dos músicos, pois quando ela estava morrendo, ela cantou a Deus. Certamente ela foi martirizada entre os anos de 176 e 180. Cecília era filha de senador romano, e cristã desde a infância. Ela foi dada em casamento, contra a vontade,a um jovem chamado Valeriano (...). Ela deixou claro para ele sobre sua verdadeira vontade de não querer casar-se mas guardar sua pureza para Deus. Ele respeitou sua decisão e ainda se converteu para o cristianismo. A simplicidade com que ela falava sobre Deus converteu muitas pessoas, até mesmo os soldados que a custodiava. Embora tenha sido provada com castigo de água quente ela nada sofreu (...). Por fim recorreram para a pena de decapitação porém milagrosamente não conseguiram separar a cabeça do tronco, apesar dos três golpes que fora lhe dado. Ela ficou durante três dias na mesma posição. Após sua morte sua casa foi transformada em uma igreja. Após muitos séculos seu corpo foi encontrado intacto e na mesma posição em que tinha sido enterrado

 A música na Igreja
A música é algo muito importante em nossas vidas e também um elemento essencial nas celebrações religiosas. Em nossa igreja ela é representa praticamente a metade dos ritos. Através da música compreendemos melhor o que celebramos especialmente em cada parte da liturgia. Antigamente era através dos corais que as igrejas louvavam à Deus. Com o aperfeiçoamento da tecnologia nos sistemas de som foram se formando as bandas ou simplesmente o mínimo de pessoas para animar através dos cânticos.

A música em nossa paróquia
Fazendo uma retrospectiva sobre a música em nossas comunidades me recordo das dificuldades que tínhamos por não termos instrumentistas nas igrejas. Pelo menos duas comunidades (N.Sra. das Dores e N.Sra. Aparecida) tinha quem tocasse pelo menos um violão. Mas em alguns momentos viam os músicos da Matriz (de Pau da Lima) juntamente com o padre Carlos e também padre Severino, para animar as celebrações. No meado dos anos 1990 os jovens da comunidade Santo Antônio formou o Coral Hino de Louvor. Era muito bom apesar de usarmos simples instrumentos de percussão. Algum tempo depois surgiu o Ministério de Musica MT5, coordenado por Igor e sua esposa Geisa. Em nossa paróquia há vários grupos musicais que anima nossas celebrações e merecem todo respeito pela dedicação e por transmitir a presença Divina através da música. Atualmente na comunidade Santo Antônio, além desse ministério, há também os músicos Fábio, Márcia, Mateus e Marisângela; os músicos do grupo Arca da Aliança: Everaldo, Márcia, Cleide e Claudio; e também Renato que anima com o teclado. Embora não existir (pelo menos em nossa paróquia) uma pastoral dos músicos e não haver nenhuma comunidade ou paróquia com o nome da Santa, peçamos à Deus que, pela intercessão de Santa Cecília, seja abençoada nossa voz, nossas mãos, nossos ouvidos e os instrumentos musicais para que o verdadeiro e mais puro louvor cheguem aos nossos corações.    
(Texto em construção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário