quinta-feira, 16 de junho de 2011

Corpus Christi e São João

Este ano por coincidência, estas importantes datas religiosas serão celebradas no mesmo dia, mas ambas têm algo em comum: o Cordeiro de Deus:
  • A festa de São João nos lembra o nascimento de João Batista, filho de Isabel e Zacarias. João era parente de Jesus e vivia no deserto vestido com roupa de pele de carneiro e cinto de couro na cintura. Pregava para o povo “preparar o caminho do Senhor”. Batizava as pessoas no Rio Jordão – mesmo rio em que Jesus foi batizado por ele. Segundo a Bíblia, ao avistar Jesus ele declara: “Eis o Cordeiro de Deus”. Na imagem de São João ele carrega um cordeirinho que representa o próprio Jesus, e uma fina bandeira com a frase “Agnus Dei” que significa: Cordeiro de Deus.
  • Surgida em 1258 na Bélgica, a festa de Corpus Christi já diz tudo: é a festa do Corpo de Cristo a qual celebramos o Santíssimo Sacramento e é o único dia em que é levado às ruas em procissão. A instituição da Eucaristia já é celebrada na Quinta-feira Santa, porém na Semana Santa não podemos festejar com toda alegria o Pão da Vida. No Brasil muitas paróquias além da procissão preparam enormes tapetes com pó de serra e com desenhos religiosos. Na missa, lembramos também as palavras de João Batista quando após o gesto da paz apontamos para a Eucaristia dizendo: ”Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo”.
  • Em nossa paróquia, não haverá celebrações nas Comunidades, mas quem desejar poderá participar da missa às 08h00min na igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Antônio Vieira (Garcia/Campo Grande) seguida de procissão até a Praça Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário